Metared X Brasil encerra trabalhos do ano com lançamento de E-Book e pesquisa inédica sobre empreenderorismo nas

Os membros dos Grupos de Trabalho da MetaRedX Empreendedorismo Brasil se reuniram nesta segunda-feira (11/12), em São Paulo, para fazer um balanço dos trabalhos realizados neste ano, bem como definir projetos e o plano de trabalho para 2024. Pela manhã, a abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente da MetaRedX Brasil e diretor presidente da ABMES, Celso Niskier; e pela coordenadora da MetaRedX, Esperanza Lisón.

A abertura do evento também teve a participação do Head Comercial do Santander Universidades, Marcio Giannico, e dos coordenadores de cada um dos quatro Grupos de Trabalho (GT) – Formação e Capacitação, Direção de Unidade de Empreendedorismo, Indicadores de Empreendedorismo Universitário e Ecossistemas de Empreendedorismo -, que apresentaram os resultados das discussões e trabalho realizados durante o ano.

O ponto alto do evento foi o lançamento do primeiro e-book da MetaRedX de Empreendedorismo Brasil, com o resumo dos temas debatidos nos quatro Grupos de Trabalho que compõem a rede. Organizado por Celso Niskier, Maximiliano Damas e com prefácio de Iara de Xavier, o e-book apresenta em cada capítulo sugestões e propostas sobre como levar o tema do empreendedorismo para dentro das salas de aula, incluindo exemplos e cases de sucesso no Brasil e exterior.

metared x

A publicação também traz os resultados de uma pesquisa inédita, realizada pela ABMES, com o objetivo de conhecer o cenário e a realidade das instituições de ensino superior brasileiras quanto à implementação de Núcleos de Empreendedorismo e Internacionalização no contexto acadêmico.

Entre os dados coletado está o de que 87,8% das IES participantes da pesquisa afirmou possuir a disciplina ‘Empreendedorismo’ na matriz curricular dos cursos. Outro dado apresentado é que 50% das IES que responderam à pesquisa possuem Núcleo ou Escritório de Empreendedorismo. Porém, esse e demais dados apresentados no segundo capítulo do livro mostram que por mais que a maioria das instituições ofereçam nas grades curriculares a disciplina de empreendedorismo, apenas metade possui um núcleo/escritório para aprofundar esse tema.

Para conhecer os demais dados da pesquisa e todo o conteúdo do e-book, basta acessar este link e fazer o download gratuito da publicação.

Programação continuou durante a tarde desta segunda-feira (11/12)

A programação do encontro dos membros do MetaRedX Brasil seguiu durante a tarde desta segunda-feira com um tour pela Associação Comercial de São Paulo, que incluiu visitas à Faculdade do Comércio, ao Pateo 76 (Hub de inovação, aceleradora e incubadora da entidade), além de visita à Câmara de Comércio Exterior, Diário do Comércio, Instituto de Economia Gastão Vidigal, Biblioteca do Comércio e Conselho da Mulher Empreendedora.

O evento encerrou com um encontro dos Grupos de Trabalho do MetaRedX Brasil no auditório da entidade.